segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Ser Humano: Diferenças, Diversidade!




Ao falarmos sobre a Vida, falamos de algo complexo, que é difícil de explicar e analisar. Muitos irão definir de forma mecanicista, como um engrenagem; outros já irão filosofar a respeito; religiosos e espiritualista, já falaram de outra forma sobre a vida; biólogos irão ver a vida do planeta.
            Mas vamos especificar um pouco mais sobre esta vida, estou falando do Ser humano, do homem, não só do gênero masculino, mas incluímos também o gênero feminino. As diferenças já começam pelos gênero, classificamos o HOMEM como masculino e feminino, cavalheiros e damas,  homens e mulheres. Esquecemos que somos todos Seres Humanos.
            A partir do momento que esquecemos que somos todos iguais, nos classificamos pela nossa diferença, pela nossa diversidade. Lógico que concordo que somos todos diferentes, mas o que nos une é isto.
            Olhemos para as nossas diferenças: um é alto, o outro é baixo, um é considerado bonito, o outro feio, aquele é magro, o outro é gordo, cabeludo, careca, tem uma postura horrível, o outro anda de forma elegante, aquele têm dinheiro, o outro não tem nada, aquele vive com a família, o outro vive na rua, há o usuário de droga, há os que utilizam de drogas (fármacos) para sobreviver, vive sentado, vive trabalhando, está numa cama de hospital, está vivendo... A diversidade está aí, para todos verem, compreenderem, respeitarem e conviverem.
            Quando nos deparamos com o diferente, nosso olhar muda, mas deveria então mudar para todos, pois todos somos diferentes. Ao encontrar com um português como você irá conversar com ele? E se fosse um alemão? Ou um surdo? É quase a mesma coisa. Línguas diferentes, formas de se comunicar diferente, mas por isso você o ignoraria?
            Falando como mecanicista, quando um corpo funciona bem? É quando não se falta partes, e tudo funciona de forma engrenada. Mas e se te falta um perna? Ou um braço, você é pior que o outro? Não, só a sua forma de funcionar é diferente do outro. Ao se locomover você necessidade de uma cadeira de rodas, só é diferente de que anda pelas “próprias pernas”, mas também se locomove, de forma diferente, mas se locomove. 
            Olhamos muito para a parte física, para o funcionamento do corpo, esquecemos que todas as pessoas têm histórias diferentes, culturas a serem descobertas através de diálogos, são pessoas, seres humanos como você, como eu, como ele, como ela.
            A forma de se comunicar é diferente para cada um. Há aqueles não gostam de conversar com estranhos, mas há também os que param de lado de qualquer pessoa e já começam a puxar um assunto, há os que falam em inglês, português, espanhol, italiano, e há aqueles que falam com o corpo, com as mãos. Se você quer se comunicar com o outro, tem que estar disposto, ter interesse em conhecer este outro, não tendo o interesse, jamais vocês irá conversar, independente da forma.

2 comentários: